Como manter o seu computador saudável!

Minha efêmera experiência com computadores me permitiu criar um pequeno tutorial que o ajudará a manter o seu computador saudável:

  1. Crie no mínimo 2 partições. Uma para o WindowsXP e outra para guardar seus arquivos. Isto permite que você possa formatar a partição do Windows (caso dê pau) sem perder seus dados, necessariamente.
  2. Instale um ótimo antivírus. Eu recomendo o COMODO, que é de graça e pra sempre.
  3. Reinicie.
  4. Instale um ótimo firewall. O COMODO foi eleito um dos melhores firewalls.
  5. Reinicie.
  6. Instale um ótimo anti-spyware. Não sei direito qual é o melhor, mas o Spybot funciona.
  7. Reinicie.
  8. Instale um limpador de registro e de arquivos temporários. CCleaner é o melhor que eu já usei.
  9. Reinicie.
  10. Instale um bom desfragmentador de arquivos (pq o do win não é lá essas coisas). Sugiro o jkDefrag.
  11. Instale o Firefox. (item muito importante)
  12. Reinicie(?).
  13. Rode os programas na seguinte ordem pelo menos 1 vez por semana (isso depende do que você faz no seu computador, mas acho uma semana um bom prazo médio): Limpador de Registro -> Desfragmentador -> Anti-spyware -> Antivírus.
  14. Reinicie.

ou esqueça tudo isso e realize o seguinte passo:

  1. Instale o Linux

Faz exatamente um mês que estou com o Ubuntu instalado no meu computador e por enquanto estou bastante satisfeito! Muito prático e estável. Não preciso me preocupar com nenhum dos itens que citei acima (nem mesmo instalar o Firefox, pois já vem instalado).

Vou dizer, o melhor jeito de aprender é usando! Certamente é necessário um tempo de aprendizado inicial para poder se virar depois, ninguém que passou 20 anos usando Ruindows vai chegar assim de cara esmirilhando no Linux… Já de cara aviso que você tem que estar disposto a aprender, e que o principal meio de fazer isso é lendo manuais e procurando respostas na rede. Dou um exemplo.

Certo dia eu quis digitalizar algumas imagens usando o scanner/impressora que tenho em casa. Foi só conectar o cabo USB que já consegui imprimir, mas o scanner não foi reconhecido. Procurei no mrGoogle “scanner drivers linux” e em menos de 1 minuto já descobri qual driver eu tinha que instalar pra funcionar o scanner (e por sorte o modelo do meu scanner estava lá!). E pronto, tudo funcionando…! É claro que se seu hardware for incompatível você terá mais problemas para fazê-lo funcionar. E dou outro exemplo para este caso.

Tenho uma placa de som externa (USB) que grava e reproduz áudio. Quando uso ela no Linux não consigo gravar som, apenas reproduzir. O Linux não suporta, ainda, a gravação de áudio para este hardware. O engraçado é que passei meses tentando resolver alguma compatibilidade desta placa que gerava ruídos enquanto alguma música estava tocando no WinXP. Falei com assistência técnica, procurei soluções pela net, instalei e desinstalei diversas vezes, e nada, nunca resolvi o problema. Para minha surpresa e felicidade quando liguei a placa no Linux ela funcionou perfeitamente, reprodução de áudio perfeita!

Agora, para quem tem medo de linha de comando e acha que só nerds usam Linux, existem distribuições bastante amigáveis como o Ubuntu e Kurumin (em português!), que facilitam bastante a migração da plataforma proprietária da Microsoft para uma plataforma livre. Se você quiser fazer um teste e descobrir qual distribuição de Linux é apropriada para você entre aqui (altamente recomendável!)! Aliás, já mencionei que a maioria das distribuições do Linux são livres?

Existem inúmeras vantagens que não vou colocar aqui, mas que são bem resumidas na página whylinuxisbetter! Não deixe de conferir!

O único porém é a nossa dependência de determinados programas que só rodam no Windows. Sempre existem alternativos, mas alguns podem não estar à altura, ou simplesmente você não tem saco para aprender a fazer tudo de novo num programa diferente.

O mundo é cheio de opções. Você pode manter sua instalação do windows junto com o linux, num sistema dual boot. Assim você usa o Linux para tudo e o WinXP somente para aquele programa. Você pode tentar rodar o programa dentro do Linux usando o WINE ou CrossOver (40 doletas).

Enfim! Se vocês leitores já tiveram alguma experiência com o Linux e quiserem compartilhar deixem um comentário!

ps: Macs não foram incluídos neste tutorial por falta de testes…
ps2: Já instalaram o Firefox?

4 opiniões sobre “Como manter o seu computador saudável!”

  1. ontem eu instalei o ubuntu no computador do meu trabalho… muito fácil, e foi a instalação mais simples de todos os tempos! rs rs rs

  2. Pra mim tb foi muito fácil! Como eu ainda preciso do windows eu preferi por criar um dual boot, e achei que iria dar algum pau… mas foi tudo automático e sem falhas! Muito loko!

  3. Há anos que tento definir qual é o melhor sabor de Linux dentre esses “para pessoas normais”. Acho importante que o Linux seja acessível a não-geeks por inúmeros motivos que estou até com preguiça de listar.

    Bom, minha recomendação atual é Kubuntu (tb to com preguiça de achar um link – procurem no google).

    Kubuntu é ubuntu e, portanto, debian… debian é foda!! (obs.: todos esses que o nelas falou são debian também; obs2.: debian é uma distribuição de Linux, para quem não sabe… mais uma vez – Google).

    O grande lance, porém, é que Kubuntu vem com KDE e não com Gnome (padrão do Ubuntu) e acho que KDE não apenas já está MUITO melhor que o Gnome (até um tempo atrás era uma briga bem disputada), como está evoluindo muito mais rápido.

    Abraço,

  4. O Firefox é muito bom. Ainda é cheio de detalhezinhos que podem ser instalados, como o Sage, que é um leitor de RSS, além de dicionários em diversas línguas…entre outras extensões.
    Não troco o Firefox por NADA! (por enquanto hihihih)

Os comentários estão encerrados.