Dia Mundial Sem Carro – 22 de setembro

bogota sem carro
Na próxima segunda-feira, 22 de setembro, será celebrado o Dia Mundial Sem Carro, movimento que visa chamar a atenção para os problemas do uso exagerado de automóveis como meio de transporte em centros urbanos. Um manifesto bastante claro e objetivo sobre a situação do paulistano está disponível aqui (arquivo PDF).

dia sem carroEstá prevista uma série de atividades para o dia 22, entre elas caminhadas, bicicletadas e encontro com candidatos. Uma das atividades chama-se “Vaga Viva” que se propõe a transformar temporariamente uma vaga de estacionamento de rua num espaço de convivência (já começou no dia 19!).

Considerando a situação caótica do trânsito em São Paulo, e as eleições se aproximando, acho uma oportunidade excelente para discutir os meios de transporte da cidade. Eu como usuário automobilístico convicto nos últimos 6 anos, cansei, e nos últimos 2 meses estou bem mais feliz usando a bicicleta como meio principal de transporte. É claro que não é nem um pouco fácil pedalar em São Paulo, sempre tem motorista que passa tirando fina, como a rua pertencesse somente aos carros. Outra coisa é o respeito aos pedestres, que é mínimo… um suplício quando é necessário descer da magrela pra atravessar a rua.

O CQC tem uma ótima reportagem sobre pedestres:

É isso aí, nossa São Paulo. Dia 22 de setembro também é dia do Rio Tietê!

Alguns links:

Uma opinião sobre “Dia Mundial Sem Carro – 22 de setembro”

  1. Bela iniciativa, Nelas.
    Quem sabe eu não volte a andar de magrela também…
    Bom, por enquanto abandonei o uninho (só uso quarta-feira, rodízio da patroa)!

Os comentários estão encerrados.