TED: Trapaça e nosso código moral

O economista comportamental Dan Ariely estuda nosso código moral analisando as razões porque às vezes achamos que não tem problema roubar ou trapacear. Através de experimentos simples Dan examina o comportamento das pessoas em determinadas situações quando lhes dão a chance de trapacear.

Essa palestra me lembra o famoso "jeitinho brasileiro" e a tal "malandragem" pra resolver os problemas sempre da forma mais fácil ou sobressair em cima dos outros. Não me levem a mal… eu adoro o jeitinho brasileiro, só não concordo com a corrupção,hipocrisia ou quando tentam “tirar vantagem dos outros”… Então isso tudo me faz pensar que o grande problema desse país é a impunidade… O cidadão acha um absurdo as leis de trânsito, mas ele mesmo não quer obedecê-las e ainda por cima paga uma propina pro guarda quando vai tomar uma multa… Ninguém obedece as regras então parece que "tudo bem" fazer errado… Agir com honra ou moral é totalmente subestimado… As vezes acredito que as pessoas pensam: “Como não existe penalização para meu crime e todo mundo a minha volta faz, então eu também vou trapacear na vida”.

Só um desabafo….

5 opiniões sobre “TED: Trapaça e nosso código moral”

  1. Pois é Paul… por alguma razão, que a gente ainda não conhece, os vídeo não aparecem em alguns agregadores de feed, como o Google Reader. Por enquanto a solução é entrar na página do blog e assistir aqui mesmo.
    Engraçado é que isso não acontece com vídeos do Youtube….

  2. Apesar de saber que o Ninja vai me julgar e xingar, eu acho que a trapaça e sacanear os outros faz parte da natureza humana… como parte da natureza que dizemos selvagem.
    Afinal, por mais ética que seja ensinada, por mais moral que nos seja passado, no final ainda vivemos para o mesmo propósito… reprodução.

  3. Eu nunca disse que trapaça não faz parte da natureza humana……… Justamente assistindo o vídeo a gente vê claramente que ela FAZ parte da natureza humana, mas isso não justifica a gente agir assim toda hora… isso vai de acordo com os valores morais de cada um. Você pelo menos assistiu o vídeo, Pigozzo?

    Pelo seu comentário parece que vc não se importa em quebrar qualquer regra social se o objetivo é fazer sexo… Você tá ligado no que é “contrato social”? Apesar de sermos todos animais, querendo ou não o ser humano vive em sociedade… e pra viver nela vc tem que se adequar a algumas regras….

    Você tirou o assunto do post completamente fora do contexto e passou a me julgar…. Se liga Pigozzo… deixa de ser ridículo…

Os comentários estão encerrados.