Plasma no microondas…

Bom, como ontem eu postei um monte de coisas repetidas (e o Nelas me avisou e eu tirei tudo!) resolvi colocar coisas mais científicas e não cair no óbvio… então está aí, como conseguir plasma com elementos básicos (sem ter que ir até o sol). Brutus, Cariogro, mais alguém se habilita a tentar reproduzir essa façanha??? O Pigozzo com certeza!

Editando:

Não sei se chega a ser um plaaaaaaaaasma, mas algo próximo dele. Dei uma lida na wikipedia, então, o link tá AQUI.
Vale a pena dar uma lida… e quem tiver um microondas e quiser fazer essa experiência, me chama!

Reeditando:

Noooossa, peguei isso dos nossos amigos do IF… até que os caras fazem coisas interessantes lá na física.
FONTE: http://labdid.if.usp.br/~extensao/dem/plasma/plasma.html

—————————————————-
PLASMA DE ÁGUA

Pode-se obter “plasma d’água” fornecendo energia às moléculas de vapor d’água aprisionadas dentro as de vapor d’água aprisionadas dentro de um tubo de vidro, em baixa pressão.
Para se aumentar a temperatura do vapor d’água, basta aumentar a energia cinética de suas moléculas e para isto, pode-se socorrer de um forno microonda cuja freqüência é determinada para excitar moléculas de água.
Usando um forno microonda a temperatura do vapor d’água aumenta até o ponto em que ocorre a formação de “plasma d’água”.
Neste estado observa-se que o tubo de vidro passa a emitir luz em tons de azul, típica do plasma de água.
Se o gás aprisionado no tubo fosse Neônio, o plasma de neônio teria cor vemelho-laranja. “
—————————————————-

É, de fato o cara conseguiu fazer o CO2 virar plasma…

7 comentários em “Plasma no microondas…”

  1. Cara, dei uma lida na wikipedia sobre plasma… vou até adicionar nesse post. Mas pelo que eu entendi, o microondas aquece mais ainda o gás carbônico decorrente dessa combustão, formando um “pseudo-plasma”, na minha opinião. O plasma só acontece em grandes temperaturas, e pelo visto, o cara usou um copo temperado, mas os 30 segundos do microondas foram suficientes pra atingir uma temperatura alta pacas, a ponto de estourar o copo…

Os comentários estão fechados.