As novas "7 Maravilhas"

Em uma cerimônia realizada hoje em Lisboa foram anunciadas as novas 7 maravilhas do mundo. A votação foi realizada pela internet e por mensagens de celular, computando no final mais de 100 milhões de votos! Os vencedores foram:

Chichén Itzá – Yucatan, México;


Coliseu – Roma, Itália;


Cristo Redentor – Rio de Janeiro, Brasil;


Machu Picchu – Peru;


Grande Muralha – China;

Petra – Jordânia;

Taj Mahal – Agra, Índia;

——————————————————————————————–

Acho interessante a votação, mas não concordei com a escolha do Cristo Redentor. Na minha opinião tinha outras opções muito melhores, como:

Acrópole – Atenas, Grécia;


Kremlin – Moscovo, Rússia;


Essa escolha me incomodou um pouco porque procurando na internet achei uma grande campanha pela eleição do Cristo Redentor (tudo bem que imagino que todos tiveram), o que me pareceu um grande espírito patriota desprovido de qualquer senso crítico (coisa que sempre criticamos em outros países). Imagino que se a estátua da liberdade tivesse ganhado todo mundo acharia um absurdo e xingaria os norte-americanos, no caso do cristo todo mundo comemora.

Tudo isso porque estava conversando sobre o assunto com meu pai, e chegamos a um consenso de que havia candidatos muito bonitos, mas outros bobos, como o caso do Cristo Redentor e da Estátua da Liberdade.

fotos tiradas de wikipedia

11 comentários em “As novas "7 Maravilhas"”

  1. Parece-me ridicula a inclusão do Cristo Redentor nas 7 maravilhas. Nem nas 20 melhores está na minha opinião. Venceu porque houve campanha no Brasil para isso.

    Quem saiu a vencer foi Portugal. Excelente promoção a esse belo país.

    Relativamente aos EUA, foi merecida a não vitória e os assobios (muitos assobios) que se fizeram ouvir em Lisboa, Portugal.

  2. Olha, digo que fiquei abobada quando vi a propaganda da campanha pra votar nessa estátua “belíssima”! Acho que tá no meu top5 de coisas mais esdrúxulas…
    A falta do senso crítico da população elegeu o Cristo por causa de “personalidades” (que incluem desde o digníssimo presidente Lula até aquele mano que parece o Jonny Bravo) que aceitaram fazer propaganda e promover o nosso país tropical e a linda cidade maravilhosa…e as pessoas caem, fazer o que?
    Enquanto isso um monte de gente continua morrendo por aí, um outro monte continua matando e um monte maior ainda continua roubando descaradamente e nada acontece com ninguém…Mas tb não tem problema, agora que o Cristo é uma das maravilhas tá tudo bem de novo!
    Tô esperando o Pan pra poder dar umas risadas…ê mundinho…

  3. Eu concordo…… é muito estranho ter o cristo redentor como uma das maravilhas. Estéticamente nossa “belíssima” estátua fica no chão quando comparada com as outras maravilhas!

    os brasileiros deviam ficar pianinho…

  4. Se o Cristo fosse apenas estéticamente inferior aind avá lá.. Mas ganhar da Acrópole!!! Que absurdo!
    As ruínas de uma cultura que representa o berço da civilização ociental perdeu para uma estátua de um maninho venerado, que segundo alguns não passa de um X-Men, num país de terceiro mundo e que nem represeta o berço da favela da rocinha!
    Achei mesmo uma falta de respeito com a humanidade.. Só não é engraçado porque é trágico! Aliás, só é engraçado porque essa eleição não teve sentido nenhum!

  5. Eu tb achei muito sem nexo a eleição do Cristo. Fora as criticas das opniões anteriores, achei um absurdo colocar uma estátua construída na era contemporânea entre maravilhas construídas na antiguidade e que persistem até hoje. Acredito o Cristo não irá durar tanto tempo assim.
    Em contra partida, ocorrerá uma nova votação para escolher as 7 Maravilhas da Natureza. Acho que aí sim algo do território nacional faça jus em ganhar (dúvidas, vide post dos parques)

  6. Só para mostrar que mesmo em termos de natureza podemos ser mal representados. Olhe a relação (provavelmente velha) da CNN de maravilhas naturais e vejam se tem algo estranho que salta aos olhos:

    Maravilhas naturais

    Tal como com outras listas, não existe consenso sobre sete maravilhas naturais. Uma das listas foi compilada pela CNN [2]:

    * Grand Canyon, nos EUA;
    * Grande Barreira de Coral, na Austrália;
    * Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, Brasil;
    * Monte Everest, na divisa entre Nepal e China;
    * Aurora boreal, na região polar do planeta;
    * Vulcão Paricutín, no México;
    * Cataratas Vitória (Victoria Falls), entre Zâmbia e Zimbábue.
    * Floresta Amazônica, Brasil e partes dos países que se localizam na região Norte da América do Sul.

    fonte:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Sete_Maravilhas_do_Mundo_Moderno

    ou

    http://en.wikipedia.org/wiki/Seven_Wonders_of_the_World

  7. acho que não tenho mais muito a acrescentar, apenas estou contente de saber que não sou a única “chata” que odiou a inclusão do cristo como uma das 7 maravilhas.
    Não é falta de patriotismo, mas sim um pouco de vergonha pela nossa cara de pau e pelo povo que se ontenta com pouco. Essa eleição não muda absolutamente nada, só que agora os brasileiros tem algo para se sentir melhor diante do lixo que é a situação sócio-político-econômica em que se encontra nosso país. Valeu, Brasil!

  8. hummm…interessante…
    mas afinal para que serve as 7 maravilhas do mundo??só por causa de sua beleza???vcs acha que é realmente isso??
    vcs acham que o brasil,peru,mexico,china,jordania,india e china foram escolhidos atoa???esse lance de votação foi o jeito que eles encontraram p/ desviar nossas atenções
    desde quando o povo tem direito de escolher alguma coisa??se vcs presta-se mais atenção notarão que todos esses paises de diferentes continentes estão crescendo economicamente..coicidencia???hehehehe…gentemmm eles não jogam p/ perde por favorr!!!!

Os comentários estão fechados.