Acidente da TAM

Não sei se já ficaram sabendo, mas ontem a noite, durante a transmissão do Jornal Nacional, foi dito que o avião da TAM que não conseguiu parar na pista de Congonhas tinha um defeito no reversor direito detectado 4 dias antes. Segundo o manual do AIRBUS, esse reversor poderia ser lacrado e o avião poderia voar por até 10 dias, quando teria que ser submetido à uma revisão.

Pra quem não sabe, o reverso é um mecanismo da turbina do avião que atua como freio aerodinâmico. Logo, como o avião não conseguiu parar, o defeito obviamente teve papel essencial na tragédia! O que ninguém deu muita atenção foi o fato de que o reverso tem uma relevância mínima na frenagem dos aviões, de mais ou menos 20%; o principal responsável pela frenagem é o sistema de freios ABS dos pneus.

Explicações feitas, após a transmissão da notícia do defeito mecânico pelo Jornal Nacional, o acessor da presidência Marco Aurélio Garcia e o acessor de imprensa Bruno Gaspar fizeram gestos absolutamente desrespeitosos como se estivessem “comemorando” o fato de que a culpa pelo acidente não era do governo! Veja no vídeo:

Agora, independentemente do que possa ter sido a causa do acidente (que eu acredito que não pode ser delegada a um único fator, e sim a uma conjunção de fatores), essas atitudes representam a total falta de respeito com a população brasileira, que mantém essa escorja (meu neologismo: escória+corja) no Planalto com os impostos absurdos cobrados e, principalmente, às vítimas e às famílias das vítimas que estão, como todos, abalados pelo acontecido.

Posso resumir esse post numa só frase, dita no fim do vídeo pelo senador Pedro Simon: “Comemorar é uma bofetada no povo brasileiro”

Indignante!

quem quiser fontes me pergunte depois! 😛

7 comentários em “Acidente da TAM”

  1. Ju…

    Mas dos sistemas de freio que não exigem atrito com o solo, o mais importante é o reverso. Sem ele o avião fica totalmente dependente da aderencia dos pneus. E pelo jeito em Congonhas isso não foi nada bom!

    Escrevi isso em

    http://www.jonnyken.com/blog/2007/07/20/problema-no-reverso-maior-necessidade-de-aderencia/

    Acho que a solução para Congonhas são aquelas correntes que se coloca em porta-aviões, juntamente com um paraquedas que nem o dos Dragsters!

    http://www.jonnyken.com/infoblog

  2. até acredito que eles comemorariam, mas não achei que estavam comemorando nesse vídeo…

    um deles vira as costas, faz o gesto de comer o c… alheio (que na minha opinião significa: Fudeu) e depois fala “fi’ da puta”.

    O outro faz outro conhecido gesto de bater uma mão fechada numa mão aberta, que sempre associei à expressão “Fudeu”.

    Afinal eles estavam comemorando ou xingando? E a reportagem escondeu o fato do reversor “só” representar 20% da frenagem?

  3. Eu ainda acho que a bofetada no povo brasileiro é dada todos os dias, pelo descaso com que somos tratados em todas as instâncias do poder.
    Que o desrespeito acontece quando deputados entram em “recesso”‘ escolar em julho.
    Esse gesto, feito em um ambiente fechado, particular, foi pequeno em face dos acontecimentos e, para mim, não teve o intuito aberto de desrespeitar ninguém.
    Aposto também que muita gente quando ouviu a notícia da morte do “painho” ACM, falou se fudeu, ou já vai tarde. A família dele também tem o direito de achar isso ultrajante.
    Mais desrespeitoso foi o gesto daquela mulher que dançou no Senado, para todos que quisessem ver ou saber.
    Para mim, o governo e a TAM são responsáveis. Talvez até o piloto seja, por aceitar pilotar um avião sem condições mecânicas para tal. E temos que resolver ESSES problemas, e não buscar mais picuinhas para nos distrair.

  4. Concordo com o Nelas e não acho q eles estão exatamente comemorando… Fora o básico “FUDEU!” é difícil saber à quem eles estão direcionando o gesto… sei lá, acho que meio estranho ficar jogando isso contra eles. Claro que não concordo com o gesto de maneira nenhuma, só me pareceu estranho falar que comemoravam…
    Outra coisa que queria dizer é que morre todo dia gente em acidente de automóvel por causa de falta de manutenção de pistas e sinalização, além de falhas mecânicas nos carros, caminhões, e sei lá mais o que…. No entanto ninguém está se mostrando muito preocupado com isso. Um acidente aéreo desses mata 200 pessoas a cada, sei lá, 5-10 anos?
    Acidentes com automóveis devem matar muito mais nesses mesmos 5 ou 10 anos…. e isso é culpa de um monte de gente… Daqui a pouco vai ter gente processando São Pedro por fazer chover…
    Tinham que parar de procurar um culpado e começar a fazer as devidas alterações no sistema… cada um responsável pelas suas obrigações. De que adianta achar “o culpado” se nada vai ser feito.
    Que cada um faça o que for necessário e parem de acusações… todo mundo tem culpa.

  5. Na minha opinião, o grande problema que essa tragédia demonstrou foi no que o jeitinho brasileiro pode resultar.
    Primeiro, toda a aviação brasileira foi crescendo sem um acompanhamento de infra-estrutura ou tecnológico. Depois some avião do radar, jatinho porra no Boeing… Aí começam a discutir reformas!
    Tentam reformar Congonhas porque tem avião derrapando. Blz. Reformam, mas deixam as ranhuras da drenagem da pista pra fazer depois. No inverno não chove mesmo…
    O avião da TAM está apenas com 20% a menos de freio, mas os outros 80% dão conta…
    20% a menos de freio + pista molhada = merda gigante!
    Sei lá, viu. A sorte é que tem o Pan pra fazer a gente esquecer toda a merda!
    Por falar nisso, num tinha alguma coisa acontecendo no Senado??? Ah, depois eu lembro…

  6. Bom, comemorando ou não esses caras deveriam sim ser crucificados.
    De qualquer forma, o acidente mostra como tá indo mau esse governo. Não sei se outro iria melhor, mas vejo que o grande problema do Lula é que ele é muito frouxo ou tá com o rabo preso com muita gente.
    Em relação ao avião estar com o reverso com defeito, acredito que a TAM não gostaria que o acidente acontecesse, visto que isso afetou a imagem dela muito mais do que a de qualquer outra coisa. Então acredito que como empresa ela tenha seguido o manual corretamente, sempre tangendo no menor gasto, mas ainda dentro do limite. Se a causa do acidente foi esse problema do reverso, o erro se encontra na norma que autorizou o vôo com esse problema.
    Não obstante, uma coisa ficou clara para mim: pode ser que um acidente em Congonhas aconteça a cada 10 anos. Mas quando acontece o desastre matar muito mais do que os passageiros do avião do que se fosse em Cumbica ou Vira-Copos.
    Além disso, em decorrencia das estatisticas de acidentes aéreos, 2 acidentes em menos de um ano estão bem acima da média. Será que isso não é um problema?

  7. O acidente da TAM, assim como qualquer outro acidente….envolve feridos e infelizmente vidas humanas…apesar de toda essa CPI e investigacoes….deve-se adiantar que infelizmente houve falha humana e nao da maquina, porque nos a construimos e nos a operamos….a todos cabem uma parcela de culpa…do piloto, passando pelos controladores, dirigentes da empresa aerea, dirigentes do nosso espaco aereo e finalmente do fabricante…..Vidas se foram e nao se deve esperar punicoes a contento pois nada vale mais do que a vida humana….
    Infelizmente falhar e humano…um ser pensante….imagine de uma maquina que atende aos nossos desejos e facilidades….
    Esse infelizmente e o custo que temos que pagar por nossas facilidades na vida…controles remotos, computadores, eletro-domesticos, carros, avioes……
    Seu simples computador domestico sofre constantes …apagoes…lapsos ou bugs….
    Seu eletro domestico sempre falha na hora H…
    Milhares de pessoas morrem diariamente em acidentes de carro…uma simples maquina que envolve um acelerador e freio….
    Ate certos eletro eletronicos podem ser fatais a vida humana…
    O que dizer de um gigante pesando toneladas com uma complexa mistura eletronica, eletrica e hidraulica…..
    Tome-se em conta que a maquina …ALERTOU…que um dos seus dispositivos estava inoperante…no caso o Reverso direito…infelizmente …NOS…HUMANOS…decidimos que nao deveriamos se preocupar com isso…sempre existe o deixa pra depois o que se pode fazer hoje……
    Apesar do pouso com um reverso ser padrao no meio aeronautico….nem todos os humanos sao padroes….alguns podem ter reacoes diferentes…num ambiente de reacao de alguns segundos….5 segundos….muito sangue frio….
    Devemos concluir entao que foi definitivamente falha humana….

Os comentários estão fechados.