Gato da morte

Já ouvi falar em anjo da morte, dona morte, a indesejada… Mas esse gatinho é novidade. Sai prá lá, bichano!


Quem receber a visita de um gato chamado Oscar já pode se preparar para o pior (ou ir desta para melhor). É que o bichano tem a capacidade de “prever” a morte em poucas horas dos pacientes idosos que visita, revelou um médico geriatra em artigo para a revista “New England Journal of Medicine”.

Quando Oscar visita a ala de paciente terminais e doentes mentais do Steere House Nursing and Rehabilitation Center, clínica para idosos em Providence, no estado americano de Rhode Island, os funcionários já entram em ação, já sabendo que alguém morrerá nas próximas horas. Segundo o médico Oscar Dosa (homônimo do felino), o animal de dois anos de idade foi ao leito de mais de 25 residentes da clínica pouco antes que eles morressem. Não é de arrepiar?

‘O gato parece compreender que os pacientes estão a ponto de morrer’, disse o médico.

Joan Teno, professora de saúde comunitária da Universidade Brown, que atende os pacientes da clínica, afasta o ceticismo.

‘O gato sempre aparece nas últimas duas horas de vida dos pacientes’, garantiu. Com o prenúncio da morte, as equipes médicas têm mais tempo de preparar os familiares, acrescenta Dosa. No artigo, o geriatra conta que a família de uma paciente vítima de câncer e que teve o leito visitado por Oscar foi chamada para acompanhar os seus derradeiros momentos. Mais uma vez o bichano acertou: a mulher morreu em 30 minutos.

Teno não acredita, porém, que o felino tenha faculdades paranormais. Bom, crenças à parte, o certo é que Oscar é muito respeitado na clínica. O felino tem um local reservado para ele e confeccionaram uma placa para homenagear o animal.

‘É possível que haja uma explicação química – sugeriu, tentando explicar as fatídicas andanças do gato de pêlo cinza e branco, que passa a maior parte do tempo no terceiro andar, onde vivem os pacientes dementes.’

E olha que Oscar não é preto…”

Fonte: O Globo Online Blog

6 comentários em “Gato da morte”

  1. seria bom ter um gato desses por perto… pelo menos vc saberia quando ia morrer…
    quem nem no filme “peixe grande”.

  2. Depois de um tempo os médicos descobrem que todos os que morreram eram alérgicos a gatos.
    Ou talvez seja o gato da Samantha (para quem não se lembrar é a menina do Chamado). Só que é mais rápido: “Half an hourrrrrr”

  3. Quanta bobagem se deixa escrito…
    Basta estudar, pesquisar e ter sensibilidade pra sabe que os animais (os gatos em especial) Teem um sexto sentido, digamos assim, ou sentido extra sensorial. Quem sabe um dia o homem desvendará o mistério que é um gato…!?

Os comentários estão fechados.