Bonsai geneticamente modificado

O Nelas me passou isso aqui:

Manipulação genética substitui paciência e técnica na arte de fazer bonsai

Da redação30/07/2007

Pesquisadores da Universidade do Oregon, Estados Unidos, desenvolveram uma técnica de manipulação genética que permite fazer com que árvores que normalmente crescem até dezenas de metros de altura, atinjam poucos centímetros na idade adulta, sem nenhum cuidado especial no cultivo.

Bonsai geneticamente modificado

A foto mostra as árvores geneticamente modificadas à frente de espécimes normais. São verdadeiros bonsais que crescem sem exigir a paciência e a técnica que os japoneses desenvolveram para criar mini-árvores.

Os cientistas acreditam que as árvores em miniatura geneticamente modificadas poderão ter uma grande aceitação no mercado, principalmente para decoração, tanto interna quanto para jardins.

Mas eles sabem também que, para chegar ao mercado, será necessário que os bonsais geneticamente modificados passem pelo crivo da legislação. “Certamente deverá haver preocupações se o mercado para produtos vegetais especiais como esses é grande o suficiente para justificar o enorme investimento de tempo, dinheiro e testes que a legislação atual de organismos geneticamente modificados vai exigir […],” diz o pesquisador Steven Strauss.

Manipulação genética

A manipulação genética permite não apenas a criação de bonsais, ou miniaturas das árvores. Na verdade, os cientistas afirmam ser possível programar com grande precisão o tamanho desejado da árvore.

Isso torna possível, por exemplo, o cultivo da mesma espécie de árvore para se colocar sobre a mesa do escritório e, em tamanhos intermediários, para se colocar na sala ou nos canteiros de avenidas. Diferentes manipulações genéticas permitem também variar a cor das folhas e até seu formato.

fonte: Inovação Tecnológica

Na minha opinião, o bonsai não se resume a árvores em miniatura. Vejo o bonsai como uma arte onde estudo, técnicas, tempo e dedicação são empregados com objetivo de chegar a um resultado mais significativo que simplesmente uma arvorezinha. Uma verdadeira forma de expressão. Duvido que apenas a manipulação genética consiga gerar resultados como essas verdadeiras obras de arte!
Resumindo, esse negócio de bonsai geneticamente modificado é balela!!!

Abraços

4 comentários em “Bonsai geneticamente modificado”

  1. mas com certeza a possibilidade de produção em massa vai deixar o preço dessas mini-arvores bem mais barato que aqueles feitos pelos pacientes japoneses.
    E seu precisar comprar um para entregar a sogra, vou preferir o bonsai falseta.

  2. Isso é verdade. De repente a produção de mudas pra bonsai (pré-bonsai) vai ser mais fácil, barateando seu custo!
    Não tinha pensado nessa possibilidades

  3. Já que é para fazer negócio… Logo as arvorezinhas de bonsai vão estar tão banalizadas que ninguém vai querer comprar bonsai geneticamente modificado. Só a elite comprará os verdadeiros bonsais, que se tornarão artigos de desejo como um carrão e muito, mas muito mais caros.
    E quem vai ter um bonsai assim para vender?
    quer ser meu sócio, mocinho?

Os comentários estão fechados.