Escorpião gigante do passado e dança do acasalamento atual!

quelíceras
Achadas quelíceras GIGANTES de um escorpião GIGANTE que viveu no mar entre 460 milhões e 225 milhões de anos atrás. Acredita-se que este ser foi o maior artrópode que já existiu na Terra, com tamanho estimado de 2,5m!
escorpiao tamanho
Se um ser deste tamanho existiu, com certeza ele se reproduziu, de alguma forma. Mas… como os escorpiões se reproduzem???

filhotesNossa colega Sabrina O. Jorge criou um vídeo bastante didático e ilustrativo mostrando as diversas fases do acasalamento do escorpião Tityus bahiensis. O macho tem que ser um verdadeiro artista para conquistar a fêmea. Vejam o vídeo abaixo!

fontes: Agência FAPESP e Agência USP.

3 comentários em “Escorpião gigante do passado e dança do acasalamento atual!”

  1. alguem pode me explicar pq antigamente os bichos eram tao grandes e hj os animais sao menores? sera q a mae natureza era burra e nao tinha nocao do tamanho das coisas? po, olha o tamanho daquela preguiça gigante q tinha na amazonia (??)… hj sao uns bichinhos mequetrefes…

  2. crustáceos tem apêndices birremes (pernas ramificadas)!!! de qualquer modo, é um desenho inventado.

    Acredita-se que os artrópodes marinhos eram gigantes naquela época, pois não existiam predadores vertebrados em número suficiente para restringir seu tamanho. Assim, cresciam até morrer (e não até serem mortos). Sei lá se isso é uma história plausível, com certeza deve outras coisas por trás…

    Agora, alguém tem uma teoria para a megafauna, aí?

  3. UM ESCORPIÃO DANÇARINO SÓ PODIA SER DA BAHIA, bahienses.rsrsrsr
    Isto explicaria os rituais de pré-acasalamentos baianos como Micaretas e carnavais?
    Ali tudo começa também com uma dança bem sensual e depois termina nos estacionamentos, motéis e areias da praia.

Os comentários estão fechados.