Loiras prejudicam até a inteligência alheia

“Um estudo publicado na revista especializada Journal of Experimental Social Psychology sugere que os homens mudam de comportamento e “emburrecem” para se adequar ao estereótipo da “loira burra”.

No estudo liderado pelo psicólogo social Thierry Meyer, da Universidade Paris-X Naterre, o desempenho intelectual dos homens cai quando eles são expostos a fotográficas de mulheres loiras.

Os cientistas fizeram testes de conhecimento geral em homens em duas ocasiões, depois de mostrar a eles diferentes fotos de mulheres. Nas experiências, os homens que viram fotos de loiras tiveram resultados inferiores.

Os cientistas acreditam que os resultados não foram causados por simples distração causada pelas loiras, mas sim porque, inconscientemente, eles teriam sido contaminados pelo estereótipo da “loira burra”.

“Isso prova que as pessoas confrontadas com estereótipos geralmente se comportam de acordo com eles”, disse Meyer. “Neste caso, as loiras têm potencial para fazer homens agirem de forma mais burra, porque eles ‘imitam’ inconscientemente o estereótipo da loira burra.”

Pesquisas anteriores já mostraram que o comportamento do ser humano é fortemente influenciado por estereótipos. Alguns trabalhos apontaram que as pessoas tendem a andar e a falar mais devagar diante de idosos.”

Da BBC Brasil.