Novos pecados capitais!!!


É, pecadores… Mais coisas com que se preocupar!!!

“O Vaticano atualizou a lista de pecados capitais para adaptá-la à “realidade da globalização”.

Os novos pecados capitais – merecedores de condenação segundo a Igreja Católica – serão agregados aos SETE anteriores: gula, luxúria, avareza, ira, soberba, vaidade e preguiça.

Publicada no domingo no jornal do Vaticano, Osservatore Romano, a lista foi divulgada depois que o Papa Bento 16 denunciou a “queda do sentimento de pecado no mundo secularizado”, em meio à redução no número de católicos que praticam a confissão.”

Os novos pecados capitais
1. Fazer modificação genética (ah, esse moleculóides!!!)
2. Poluir o meio ambiente
3. Causar injustiça social
4. Causar pobreza
5. Tornar-se extremamente rico (pensar nisso já é pecado???)
6. Usar drogas

fonte: BBC Brasil
Dica: Dani

18 comentários em “Novos pecados capitais!!!”

  1. discurpa a inguinorança… mas o que é soberba?
    E o que eles vão fazer com os 10 mandamentos? Quando eles vão mudar a história e adaptar os 10 mandamentos?

    sou pecador… não nego…

  2. e eles só avisam agora??? será que a gente vai ter que confessar pecados antigos, ou só a partir da publicação??

    agora eu pergunto: a igreja quer que vc seja pobre ou rico? pq a contradição de “causar pobreza” e “tornar-se extremamente rico” me deixa um pouco na dúvida..devemos todos ser classe média?

  3. Que tal se o próprio Vaticano e todas as igrejas do mundo começassem a dar o exemplo?

    Bem que eles poderiam doar todos os ouros, pedras preciosas e afins para os pobres, não acham?

    Ah, não, não, não… me desculpem… não soube interpretar o texto direito… pq isso vale para o futuro… “tornar-se” e não vale pra quem já é extremamente rico.

    >:¬P

  4. Causar injustiça social, Causar pobreza, Tornar-se extremamente rico…. hum, acho q a igreja está pecando há um bom tempo….

    não sei se rio (riu, reio, riro, como é a primeira pesoa do singular de rir?!?) ou se choro…. igreja é foda.

  5. agora eles podem fazer a continuaçao do filme Seven… poderia chamar-se “+ Seven” ahahahahaha

    imagino um maniaco fazendo modificacoes genéticas no cara, poluindo o ambiente… hahahahah

  6. Que coisa tosca… Uma organização que já existe a milhares de anos e não tem um pingo de imaginação…

    Garanto que conseguimos fazer uma lista de pecados atuais bem mais interessante.

  7. Será que para o pecado de poluição, a compensação terá que ser plantando árvores ou ainda pagando dízimo?

  8. uii.. Deus desceu na Terra e foi sussurar no ouvido do Papa *-*…

    Cheguei a uma conclusão!! O inferno jaja vai ficar sem vagas 😮 se parar pra pensar, toda a humanidade irá para lá!!

    Pensa comigo: só de comer doce você ja vai pro inferno! pois doce tem açucar, açucar eh feito a partir da cana-de-açucar, e pra cortar a cana tem as queimadas antes, ou seja, poluição!

    Bom, pelo menos não estarei sozinha la ^^ toda a humanidade vai tar junta.. hehe

    obs: o inferno eh quente? tem fogo? hey!! Tem cachorro-quente la? *-*

  9. A Imprensa está noticiando que o Vaticano criou “novos pecados capitais”. Não é bem assim; é incrível a capacidade desta de fazer barulho, especialmente com relação à Igreja Católica. O que aconteceu?

    Na semana de 10 a 15 de março, realizou-se no Vaticano um curso de atualização para sacerdotes sobre o Sacramento da Confissão, patrocinado pela Penitenciária Apostólica do Vaticano. Em entrevista ao jornal do Vaticano “L´Osservatore Romano”, o responsável pelo Tribunal da Penitenciária Apostólica, monsenhor Gianfranco Girotti, abordou outros pecados do mundo moderno, no contexto da globalização: manipulação genética, o uso de drogas, a desigualdade social, a poluição ambiental, pedofilia, entre outros. Em nenhum momento, ele falou em “Pecados Capitais! Quem fez essa referência foi a Imprensa por sua conta.

    A Igreja, com sua experiência de dois milênios, nos ensina que os piores pecados são aqueles que ela chama de “capitais”. Capital vem do latim “caput”, que quer dizer “cabeça”. São pecados “cabeças”, isto é, que geram muitos outros. Assim como, por exemplo, a capital de um estado ou de um país, de onde procedem as ordens, as decisões e comandos. Da mesma forma, desses pecados “cabeças” nascem muitos outros. Por isso, eles sempre mereceram, por parte da Igreja, uma atenção especial. São sete: soberba, ganância, luxúria (impureza), gula, ira, inveja e preguiça.

    Podemos ver, por exemplo, como filhos da soberba: o orgulho, a vaidade, a arrogância, a prepotência, a auto-suficiência, a jactância, entre outros. Podemos ver como filhos da ganância: a exploração da pessoa humana, a destruição do meio ambiente como fonte de enriquecimento, as brigas pelos bens materiais, entre outros. Entre outras afirmações, monsenhor Gianfranco Girotti destacou os pecados relacionados aos direitos individuais e sociais, os da área bioética, nos quais há violações de direitos fundamentais da natureza humana (aborto, eutanásia, inseminação artificial; uso de células-tronco embrionárias, clonagem humana, etc.). “Através de experiências e manipulações genéticas, cujos êxitos são difíceis de prever e manter sob controle” declara. Ressaltou também a gravidade da desigualdade social, na qual “os ricos se tornam cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres”, alimentando uma insuportável injustiça social. E falou ainda da ecologia.

    Na verdade, todos esses pecados cabem bem na lista antiga dos pecados capitais, pois eles podem ser desdobrados em muitos outros; inclusive nesses citados pelo monsenhor Gianfranco. Contudo, ele apenas desejou deixar mais explícito a gravidade deles.

    O Vaticano está preocupado com o grande número de católicos que não se confessam. Ao menos uma vez a cada ano, o católico é obrigado a fazer uma confissão, segundo o Catecismo da Igreja Católica (Mandamentos da Igreja, §2042). O Sacramento da Confissão foi instituído por Jesus logo após a Ressurreição; Ele enviou os Apóstolos dizendo: “A quem vocês perdoarem os pecados, os pecados estarão perdoados; a quem vocês não perdoarem os pecados, os pecados não serão perdoados” (João 20, 22).

  10. “Penitenciária Apostólica do Vaticano”

    bizarro.

    sinceramente, espero que a igreja católica desapareça, com todo o respeito.

  11. Muito obrigado pelos esclarecimentos, Cleo! E sim, isso faz muito mais sentido do que simplesmente adicionar pecados aos pecados capitais…
    Sem dúvida que as pessoas esqueceram muitos valores importantes e a igreja deve demonstrar preocupação…

    Continuo ainda sem saber o que é soberba… e por que auto-suficiência é um pecado? (será que auto-suficiência é masturbação?)
    e o pior é que são dúvidas verdadeiras, não estou tirando sarro……
    que burro, dá zero pra mim! 😛

  12. Ninja, segundo o wikipédia, a soberba é a tendência de um indivíduo para um modo de vida caracterizado por grandes despesas supérfluas e pelo gosto da ostentação e do prazer.
    A jactância é ostentação, vanglória. arrogância e atitude presunçosa (gostei dessa e usarei com mais frequencia).
    Será que na “Penitenciária Apostólica do Vaticano” tem Regime Disciplinar Diferenciado? E será que é fácil entrar com celular nela?

Os comentários estão fechados.