Pessoas incompetentes

Um estudo publicado no Journal of Personality and Social Psychology sugere que pessoas incompetentes são cegas para os seus próprios defeitos e falta de habilidades, ou seja, eles não fazem a menor idéia de que são péssimos no que fazem ou de quão burros são.

Mais uma vez: pessoas incompetentes não sabem que são incompetentes!


No estudo realizado pelo
Dr. David Dunning os sujeitos que tinham o pior desempenho em testes de lógica, gramática e humor (humor…? forçado…) também eram aqueles que mais se superestimavam quando questionados sobre seu próprio desempenho nos questionários.

Isso explica porque uma pessoa fica repetindo uma piada péssima mesmo quando ninguém está rindo… ou porque algumas pessoas não aceitam críticas negativas quanto ao seu trabalho ou desempenho em alguma tarefa. Além disso, parece que os incompetentes são incapazes de reconhecer competência em outros!

Tudo isso, além de explicar muitos comportamentos de alguns amigos (brincadeira…), me fez pensar em duas coisas. A primeira coisa é que eu posso ser um completo idiota e não saber… e isso me assusta profundamente… A segunda coisa é a seguinte: se a incompetência se auto propaga por chefes incapazes de reconhecer competência que contratam incompetentes que acham que fazem o trabalho direito mas não fazem… quando um idiota se tornar o líder de um país, toda uma nação seria levada pouco a pouco ao completo caos… Humm….. o bagulho vai ficar sério….

obs1: essa foto acima é muito ofensiva? Sou incapaz de dizer….
obs2: não cheguei a ler o artigo de verdade ainda, então não poderia falar nada sobre a validade do estudo, só achei curiosos os resultados apresentados e resolvi fazer uma brincadeira discutindo os resultados. Quem quiser ler o artigo ele está disponível AQUI (em HTML e PDF).

[li essa reportagem no SFGate]

9 comentários em “Pessoas incompetentes”

  1. Sim, a foto é muito ofensiva. Mas como sou muito seguro de mim, não farei críticas.
    Eu não receio de estar sendo um idiota, o que tenho conseguido na vida provam o contrário… ou não. Ou só provam que o mundo inteiro está ficando idiota e eu só estou adaptado.
    Assistam Idiócracia.

  2. E só para fazer um adendo… “se” idiota se tornar lider de um país?
    Acho que o bagulho já ficou sério… e mais de uma vez.

  3. De forma alguma a foto é ofensiva por indicar o excesso de confiança e incompetência de nosso colega que, com seu post, ganhou mais 5 graus na escala de quem se acha demais e é incapaz de reconhecer qualidades alheias. A foto se torna ofensiva pelo fato de que os meandros que escorrem na lateral da boca do Pigozzo são identificados como sêmen por 9 de 10 pessoas inquiridas!

  4. Acho que a gente sempre pensa sobre isso quando fala com um incompetente. Quanto à foto, é muito engraçadinha, mas não concordo que a reportagem tenha alguma relação com o comportamento, senso de humor (bastante apurado, diga-se de passagem) e personalidade cativante do nosso caríssimo amigo Pigozzo.
    Claro que a minha opnião é bastante tendenciosa…
    mas se ta aí, ele deve merecer… hehehee

  5. Meu deus, estão defendendo o Pigozzo…onde esse mundo vai parar, o maior %&*$@ de todos os tempos. Esse aí merecia muito mais, e a foto n tinha q ser mudada, pq eu n vi a antiga!

Os comentários estão fechados.