Onicóforas caçando!

Ah! Depois desse vídeo ninguém vai poder dizer que os onicóforas não são sensacionais!

Estes seres (um dos meus ídolos do reino animal) vivem em zonas tropicais e temperadas do mundo, normalmente associados à matas e ambientes com alta humidade. No Brasil sua distribuição parece ser um pouco mais extensa do que a mostrada abaixo. Além de serem encontrados na Mata Atlântica do nordeste, já foram encontrados na região central da Bahia, Minas Gerais e ambientes cavernícolas da Serra da Bodoquena (Mato Grosso do Sul).
distribuição

Estas são duas fotos de um mesmo indivíduo que foi importunado pelo autor deste tópico em plena luz do dia…(sim, foi muita emoção):
onycophora1
onycophora2
Por fim, um segundo indivíduo fotografado, em plena primavera, durante suas atividades noturnas na Reserva Ecológica da CUASO (Cidade Universitária “Armando de Salles Oliveira”).
onécófora
Referências:

  • Vídeo descoberto pelo rainhadecopas.org
  • Macroperipatus machadoi sp. n. (Onychophora: Peripatidae) da Floresta Atlântica de Minas Gerais, Brasil (Ivo de S. Oliveira & Alfredo H. Wieloch) – PDF
  • Onychophora In Humid Forests Of Northeastern Brazil (Vasconcellos, A., Almeida, W. O. & SOUZA, L. A.) – PDF
  • Troglomorfismo em Onychophora da Serra da Bodoquena (Lívia Medeiros Cordeiro & Gustavo Graciolli) – resumo que vi no Congresso Brasileiro de Zoologia 2008…

8 comentários em “Onicóforas caçando!”

  1. Já tinha visto um desses no documentário da BBC, nunca tive sorte de ver um ao vivo, mas eles realmente são demais e tb estão entre meus animais preferidos!
    Muito legal Nelas!

  2. nossa, que legal esse bicho!!!

    é a versao “bichinhos compridos com perninhas gordas” do homem-aranha!!! seria muito legal se eles tivessem maozinhas e fizwessem o gesto dos chifres do capeta com os dedos indicadores e mindinhos quando soltassem a teia…. e eles poderiam ser azuis e vermelhos! nossa, ia ser o mascote perfeito para o homem aranha.

    =D

Os comentários estão fechados.