Idéia para salvar a Terra

Três cienttistas (Jerome Pearson, John Oldson, and Eugene Levin), da Star Technology and Research, apresentaram no 53º Congresso Internacional de astronáutica uma proposta que promete salvar os seres humanos do tão falado aquecimento global.

Eles propõe a construção de um grande anel em torno do Equador, como se fossem os anéis de Saturno, com pequenos refletores. Isso diminuiria a quantidade de insolação na Terra e diminuiria a temperatura média do planeta.
Só que haveriam efeitos colaterais, como um brilho no céu noturno equivalente a uma noite de Lua cheia, o que prejudicaria, e muito, as observações astronômicas. Será que seriam só esses os efeitos colaterais? Será que com a diminuição da temperatura no Equador não mudaria o regime de ventos e de chuvas?
Para mim, essa idéia é bem esdrúxula. Principalmente porque o custo médio estimado é de 200 trilhões de dólares.
Quem quiser ler o artigo sobre os anéis da Terra, clique aqui.

3 comentários em “Idéia para salvar a Terra”

  1. Isso me lembrou de uma reportagem que vi na Veja há um tempo atrás, também falando de soluções esdrúxulas para conter o efeito estufa (ou megaprojetos de maior viabilidade técnica, como escrito na revista)!

    Entre essas soluções, a construção de um mega guarda-sol na órbita da Terra, ou a pulverização de enxofre na atmosfera…
    Recomendo a leitura, dá pra dar boas risadas!

    http://veja.abril.com.br/301206/p_138.html

  2. acho q eles poderiam cobrir o planeta com papel alumínio.. com o lado refletivo para fora lógico… aí resolveria o problema. =D

Os comentários estão fechados.