A importância de se estimular a criatividade na escola

“Não podemos solucionar os problemas com o mesmo pensamento que utilizamos para criá-los” – Albert Einstein

Meu irmão, apesar de ser fisicamente muito parecido comigo, é mais criativo e desleixado… Eu, por outro lado, sou estressadíssimo e pouco criativo… Na nossa infância ele fazia grandes demonstrações de sua criatividade, que se manifestavam até nas provas da escola. Em uma prova de inglês, na 2ª ou 3ª série, ele tinha que fazer descrições das imagens apresentadas, por exemplo, “the bus is yellow” para um ônibus amarelo. Simples, até demais… Meu irmão achou que seria legal ousar e para o cachorro vermelho deu logo a mais óbvia resposta: “the dog is hot”. A professora falou que estava errado… Eu ainda acho que ele merecia algum ponto por
criatividade… Em outro momento de inspiração, ou desleixo, sei lá, meu irmão não conseguiu se lembrar do termo “indústria alimentícia” então improvisou: “indústria comentícia” foi a resposta. Errado de novo… tsc tsc, “Que burro, dá zero pra ele!”.

Claro que as respostas do meu irmão estavam erradas, mas é interessante notar como as crianças são espertas… elas não tem medo de errar e, por isso, ousam! Brincadeiras a parte, acho que essas histórias são exemplos de como o sistema de ensino atual trata as crianças: matando a criatividade, já que, com o tempo, as crianças vão perdendo essa ousadia. Além disso, disciplinas de exatas e biológicas são vistas com as mais relevantes, ao passo que aulas de artes plásticas, música ou dança são raramente oferecidas, sob a justificativa de que estas habilidades nunca vão te dar um emprego e novamente as crianças são impedidas de desenvolverem o que pode ser sua melhor aptidão. Eu acredito que o atual modelo educacional está ultrapassado… O sistema de ensino deve preparar as crianças para utilizarem sua inventividade para criar soluções para o futuro e não destruir a criatividade. São essas crianças que irão governar o planeta um dia e nós não podemos arriscar que todas elas tenham a mente fechada.

Este artigo foi baseado e inpirado nos vídeos a seguir e espero ter instigado a curiosidade de vocês o suficiente para assistirem ambos:

Você sabia? [vi no Vida Ordinária]

Palestra “Do schools kill creativity?” do Ken Robinson que eu vi no TED

4 comentários em “A importância de se estimular a criatividade na escola”

  1. Pois é, a escola é um belo lugar pra matar nossa criatividade. Pq esse modelo ainda existe? Sinceramente não sei…

  2. Sim, o modelo escolar está ultrapassado.
    Concordo com o texto em gênero numero e grau.
    Apenas não concordo quanto ás profissões…

    Marketing, publicidade e direito ( sim, direito) São profissões onde a pessoa criativa sempre se dará melhor.

Os comentários estão fechados.