Vermelho da vitória?

Em 2005 os cientistas Russell Hill e Robert Barton publicaram um artigo na revista Nature mostrando que atletas que usam uniformes vermelhos têm maior probabilidade de vencer.

Yao NingFoto: Reuters/terra.com.br

O estudo foi realizado com boxe, tae kwon do, luta greco-romana e luta livre. A explicação para estes resultados foi comportamental. Sugere-se que a cor vermelha pode induzir o adversário a tornar-se submisso, já que outros estudos mostram a associação do vermelho com níveis de testosterona e dominância em machos. A diferença entre vermelhos e azuis vitoriosos no tae kwon do é gritante!

Vi esta notícia no globo.com e resolvi olhar o artigo original. A primeira pergunta que me fiz foi se as mulheres também seriam influenciadas pela cor dos uniformes, mas o artigo não menciona nada.

Acabei vendo que existia um artigo relacionado publicado no mesmo ano, e na mesma revista, pelos pesquisadores Candy Rowe, Julie M. Harris e S. Craig Roberts. Neste artigo eles fizeram basicamente a mesma coisa, mas analisaram as lutas de judô, onde os atletas usam kimonos azuis ou brancos, sim, brancos.

João DerlyFoto: Marcelo Pereira/terra.com.br

E o que eles descobriram? Que quem veste azul tem maior probabilidade de vitória! Com este resultado aparentemente distoante do trabalho anterior, que colocou a psicologia evolutiva como perspectiva para explicar a maior probabilidade de vitórias dos atletas de vermelho, os autores propuseram uma nova hipótese.

Eles sugeriram que os kimonos brancos são mais facilmente distinguíveis, têm maior contraste e contornos definidos, comparado com os azuis. Deste modo os lutadores de azul podem perceber e responder mais rapidamente ao movimento dos adversários (vestidos de branco), e com isso aumentam suas chances de ganhar a luta…

Os autores do primeiro trabalho (azul X vermelho) não tardaram em publicar uma resposta ao estudo do judô para reforçar a hipótese de resposta comportamental às cores. Eles afirmaram que seus estudos, ainda não publicados, com as lutas femininas, não mostrou diferenças na probabilidade de vitórias devido a cor do uniforme. Se isto for verificado para as lutas de judô, a vantagem de usar roupa azul pode também estar associada a uma resposta comportamental às cores.

A sugestão é de que o azul representa evolutivamente um vigor de longo prazo (que entendi como sendo sinal de vida saudável e fértil), e que isto pode causar um impacto psicológico no adversário. Enfim… chega de especulação!

Esperemos a publicação de algum trabalho experimental no assunto para decidir a cor dos kimonos da próxima Olimpíada, ou quem sabe para o Rio 2016…

ps: quem quiser um bom resumo, pé no chão, sobre estes estudos tem uma reportagem da The Scientist legal (em inglês).

Um comentário em “Vermelho da vitória?”

Os comentários estão fechados.