Nelas no Pharyngula

Esse post tem dois grandes propósitos, o primeiro é divulgar o vídeo do Nelas sobre o desenvolvimento da bolacha do mar Clypeaster subdepressus. O vídeo é bem legal e acho que merece ser visto por todos (não sei se todo mundo que lê esse blog também lê o dele…).


Vida de Bolacha from Bruno Vellutini on Vimeo.

O segundo propósito é parabenizar o Nelas pois o seu vídeo saiu no Pharyngula em um post intitulado “The heartbreaking beauty of development” Para quem não conhece, o blog do P.Z. Myers é um dos mais populares do mundo (e porque não de tooooodo o universo) sobre ciências, sendo eleito pela revista Nature em 2006 o melhor blog feito por um cientista.

6 comentários em “Nelas no Pharyngula”

  1. show de bola hein!

    ow fiquei com uma dúvida de “burro em biologia”: as clivagens sao sempre assim ao mesmo tempo? tipo, as primeiras células contam entre elas “1, 2, 3 e já!” ou foi uma sorte desse vídeo?

  2. 😀

    Paul, a maioria (acho) dos animais tem pelos menos as primeiras clivagens sincronizadas, do tipo “1, 2, 3 e já!”. E se eu filmasse todos os embriões das bolachas que fecundei as clivagens seriam sincronizadas (generalizando, é claro).

    A partir do embrião de 16 células em pelo menos uma linhagem dá pra notar a divisão sequencial das células, mas a diferença é mínima e característica desses bichos. Quando o vídeo está acelerado parece que é exatamente ao mesmo tempo.

Os comentários estão fechados.