Usando Filtros e Canned Responses do Gmail

Hoje descobri uma forma legal de usar o Gmail para incomodar pessoas que me incomodam mandando e-mails indesejados. Como o Gmail não permite que eu simplesmente crie um filtro que encaminha o email para o próprio remetente, tive que bolar uma forma alternativa menos óbvia. Então usei o “Canned Responses” (CR) disponível no Labs do gmail e o sistema de filtros. Primeiro você precisa habilitar o CR entrando nas configurações (settings), depois na aba Labs ativando-o (enable).

Clique na imagem para ampliar

Uma vez habilitado, quando vc for escrever um e-mail vai aparecer um link do CR para salvar a mensagem, assim vc poderá reutilizar facilmente essa mesma mensagem mais tarde. Basta escrever o texto e salvar dando um nome, no exemplo criei a resposta PARE! com o texto “Por favor, pare de me enviar e-mails”. Optei por ser educado, mas você pode escrever o que quiser, use a criatividade.

Clique na imagem para ampliar

Agora que temos uma resposta salva, podemos criar o filtro. Entrando em configurações (settings) de novo e na aba de filtros, podemos criar um novo filtro. Então é só escolher o remetente que te manda e-mails indesejados ou escolher os critérios que você preferir. Nesse exemplo eu usei o e-mail: iluminismo.unb@gmail.com. Você também pode usar esse e-mail se desejar.

Clique na imagem para ampliar

Indo para o próximo passo, podemos escolher o que fazer com as mensagens vindas de iluminismo.unb@gmail.com. Nesse caso escolhi arquivar automaticamente, marcar como lida (você pode escolher deletar se preferir) e responder com uma resposta do CR, aquela mensagem PARE! que criamos anteriormente.

Clique na imagem para ampliar

Assim, os e-mails não vão aparecer na sua caixa de mensagens e o remetente vai saber automaticamente que você não quer mais receber e-mails dele… Isso continuará até que ele efetivamente pare de te mandar e-mails.

Espero que isso tenha ajudado…