FILE09: exposição extendida até 20/9

Hoje, fomos eu, o Recoder e a Lilian, no FILE 09, exposição de arte e tecnologia que está na FIESP. O FILE ia até esse fim de semana, mas parece que vai ser extendido até o dia 20 de setembro. Então, se você ainda não foi, tem chance de dar uma passadinha lá na Av. Paulista e ver as obras da exposição desse ano, cujo título é FILE 10 NURBS PROTO 4KT. Quê?? Não sei o que significa…. Mas FILE stands for Festival internacional de linguagem eletrônica… Acho que já deu pra entender que as obras usam tecnologia para se traduzirem em alguma forma de arte…

Na minha opinião um dos pontos altos é o “Sensible”; descrição do site oficial:

“Sensible” é uma instalação interativa com uma tela sensível ao toque que permite às pessoas manipular um ecossistema virtual e, a partir dessa ação, produzir música em tempo real.

instalacoes008

Nesse link tem umas imagens e um vídeo demo da instalação, mas o legal mesmo é ir lá e interagir com o negócio.

Outra instalação legal é o “Touch me” (uuhhmm…), que é basicamente um scanner gigante instalado numa parede e “permite a seus usuários criar e contribuir com uma imagem pessoal para o espaço público”. Usando a cabeça, é possível criar imagens bem interessantes usando nossos corpos, só não pode ficar pelado… (o Recoder até queria mas ficou com medo da gripe suína).

Por fim, minha favorita, a instalação “Presence [A.K.A Soft & Silky]”. Eu não sei bem como funciona, mas ele permite que o usuário interaja com os objetos projetados na tela… as bolhas respondem aos toque na tela ou mesmo das nossas sombras projetadas. Claro que o grau de interatividade é limitado, mas já foi suficiente pra eu ficar empolgado pra escrever aqui.

Nem todas as obras são interativas. Às vezes acontece das pessoas acharem que estão interagindo com a obra e ficam lá batucando, tocando interruptores etc, achando que estão arrasando, mas na verdade o negócio tá lá rodando sozinho…. Um dos monitores até admitiu pra gente “Quando o usuário acredita que está interagindo com uma obra não interativa, a gente deixa…”.

A exposição é pequena e dá pra ver tudo bem rápido. O FILE é gratuito e fica na frente do metro Trianon-masp. Aproveitem que a exposição foi extendida e façam uma visita. O horário de funcionamento do FILE no Centro Cultural FIESP é:

Terça-feira a sábado, das 10h às 20h
Segundas-feiras, das 11h às 20h
Domingos, das 10h às 19h

Agradecimentos ao Pablo que nos deu a dica.

Um comentário em “FILE09: exposição extendida até 20/9”

  1. fato extra: NURBS significa: Non Uniform Rational Basis Spline..

    resumidamente é um método bastante simples e barato de gerar curvas e superfícies suaves em computacao grafica. é bastante usado em programas de CAD e modelagem 3D.

    acredito que usaram NURBS para dizer que é uma interacao “suave” com o usuário… Se for isso, acho que só os nerds vao entender hahahaha

Os comentários estão fechados.