Você aí parado, vem pedalar pelado!

Pedalada Pelada 2010

No próximo sábado, dia 13 de março, ocorrerá a já-quase-tradicional e irreverente celebração do uso da bicicleta como meio de transporte. O objetivo da Pedalada Pelada ou World Naked Bike Ride é chamar a atenção para a fragilidade do ciclista no trânsito da cidade e exigir uma convivência pacífica entre bicicletas e os veículos motorizados.

Nus é como nos sentimos por ter que disputar espaço nas ruas de São Paulo, em meio à violência gerada pelo stress dos motoristas parados em congestionamentos, confinados em máquinas poluentes de vidros escuros. Diariamente essa situação coloca em risco a vida de ciclistas, de pedestres e até de outros motoristas.

Pelados, os ciclistas pretendem chamar a atenção para a exposição indecente à poluição dos carros, para a morte dos espaços públicos tomados por esses veículos e principalmente, para sua fragilidade diante das poderosas máquinas motorizadas, muitas vezes guiadas por pessoas agressivas que não respeitam a bicicleta como o veículo que é, previsto no artigo 96 do Código de Trânsito Brasileiro.

O CTB ainda prevê que, na ausência de local específico para o deslocamento, a bicicleta deve ocupar os bordos da via (direita ou esquerda) com preferência sobre os veículos automotores (artigo 58) e obriga os veículos a guardarem uma distância lateral de um metro e meio ao ultrapassarem uma bicicleta (artigo 201).

Mas a maioria dos motoristas desconhece ou simplesmente desrespeita essas regras, e se recusa a compartilhar as ruas com os ciclistas. E isto acontece com a conivência do poder público, que não pune as infrações cometidas por esses motoristas contra nós.

Somos constantemente ignorados, somente nus somos vistos?

Existe vida fora do carro
Foto de Gabriel Bitar - flickr.com/photos/gabitar

A concentração será a partir das 12h do dia 13/03 na Praça do Ciclista, cruzamento da R. da Consolação com a Av. Paulista. Saída marcada para as 14h. A nudez NÃO é obrigatória, participe “tão nu quanto você ousar”. A pedalada é bem tranquila, descontraída, pacífica e alegre!

Em 2008, 1 integrante dos Desertores participou. Em 2009, 3 Desertores participaram. Como será em 2010? Aguardo ansiosamente as manifestações nos comentários.

Para saber mais, ler os relatos, fotos e cobertura da mídia e blogs das outras duas edições visite o wiki WNBR SP (também tem um FAQ).

Porque indecente é morrer 1 ciclista a cada 5 dias nesta carnificina irracional que é o trânsito de São Paulo.

Vou acrescentando aqui o que for saindo de interessante nos blogs/mídia.

3 comentários em “Você aí parado, vem pedalar pelado!”

  1. A peladada foi bem legal, apesar de extremamente quente e lotada de policiais com seus cacetetes e cheios de vontade de descontar suas frustrações nos ciclistas…. Os coitados tem que manter o fluxo de veículos e mandar os pelados colocarem suas cuecas…. Deve ser frustrante mesmo. Num sábado ensolarado, chega seu supervisor e te avisa que o seu dia será gasto perseguindo ciclistas nús pelas ruas de São Paulo.

    Pelo menos eles podem mostrar serviço cantando pneu pra cortar a massa de ciclistas ou entrando em ruas na contramão e saindo de seus veículos com metralhadoras e cacetetes em mão só pra conter uns pelados pedalando… Afe… vão procurar algo mais importante pra fazer…

    Estranho que eu achei que garantir o fluxo de veículos era trabalho da CET e o trabalho da polícia era prender bandidos…

Os comentários estão fechados.